Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google

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Tenho a convicção de dizer que segredos do comportamento do seu cliente estão na internet e há 3 poderosas ferramentas do Google para descobrir isso. Sabia disso? Essas ferramentas vão lhe ajudar a vender mais.

Se você é líder, gerente ou empreendedor buscando alavancar suas vendas e otimizar suas estratégias de marketing (Cursos Online), creio que este artigo lhe permitirá adotar novas estratégias ou aperfeiçoar as existentes.

Agora se você é vendedor, consultor comercial, autônomo, palestrante, coach ou profissional liberal, fique tranquilo!  Este artigo também é para você! (risos!)

vender mais - Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google

Comportamento do Cliente e as Vendas

Para começar, creio que você pode estar se perguntando: “de que forma compreender os segredos do comportamento do meu cliente no Google alavancaria minhas vendas?”

comportamento do cliente com coaching de vendas - Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google
Vídeo: Comportamento do cliente e vendas

De forma geral, a questão que surge é que:

– Há um volume considerável de pessoas que ‘pesquisam’ na internet informações antes de comprar produto/ serviço. Para tanto, utilizam se de ‘palavras-chave’ no google, principalmente.

Outro aspecto é:

– Tal comportamento de pesquisa e navegação na internet, somado a informações oriundas de temas em blogs, youtube e redes sociais, são uma fonte riquíssima de informação.

Esse conjunto de informações são processadas e geradas por programas e softwares de inteligência dos quais, alguns, temos acesso.

Logo, desses programas e softwares, há diversos ‘gratuitos’ e outros, mais sofisticados, são ‘pagos’.

Mas e aí, ficou Curioso? Continue lendo e entenda melhor.

ferramentas do google - Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google
Google

Minha Paixão pelo Comportamento

Antes de darmos continuidade a este artigo, preciso confessar ao meu amigo leitor, se me permite, um aspecto marcante na minha vida. Posso?

Estudei em uma faculdade que na ocisão, era chancela pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). “Bons tempos!”

Foi a realização de um sonho, uma vez que já conhecia o histórico de excelência da FGV e ter a ‘oportunidade’ de estudar nessa instituição foi motivo de muita alegria… mas também de muitas abdicações e privações! Mas essa parte da história deixo para um outro momento.

A questão é que me formei, já faz alguns bons anos, e ao longo da graduação sempre me interessei pela área comportamento (Cursos sobre Comportamento)

estudos da fgv - Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google

Assim, tinha muita afinidade principalmente com as matérias de Gestão de Pessoa, Comportamento Organizacional e Comportamento do Consumidor.

Foi também, nesse período de faculdade, que descobri o conceito de neuromarketing e da análise comportamental.

Ao me deparar com esses conceitos me dei conta, sem sombra de dúvidas, que conhecer e mente do consumidor, suas emoções e seus comportamentos seria uma tendência estratégica para as empresas.

Se você quiser vender mais, alavancar seu negócio ou até mesmo influenciar e persuadir as pessoas de forma assertiva, então você precisa conhecer aspectos do comportamento do seu cliente.

O Interesse pelas Ciências do Comportamento por Parte do Marketing

As ciências do comportamento (onde a neurociência e a psicologia aplicada se incluem) voltadas para o marketing e para as vendas explodiu de interesse nos últimos anos (Cursos Online).

Dentre esses interessados estão as empresas, representadas pelos seus profissionais de vendas, de marketing e pelos publicitários, isto para citar alguns.

“Mas por que desse interesse todo?”

Com os avanços da tecnologia e da ressonância magnética, já se tem hoje uma compreensão muito maior do papel das emoções nas tomadas de decisões (daí os centros de estudo de neurofeedback).

E também, como nosso cérebro reage (curso Neurociência para Todos) a determinados estímulos, como leitura, sons, imagens publicitárias, cheiros, outros.

carla tieppo 2 - Segredos do comportamento do seu cliente estão no Google
Com Doutora Carla Tieppo

Assim sendo, com base nesses estudos e princípios, os profissionais de vendas e de marketing possuem mais recursos estratégicos para influenciar e persuadir o poder de compra do consumidor.

De uma outra forma, esses estudos e princípios ajudam esses profissionais a serem mais assertivos, a serem mais eficientes e eficazes em suas campanhas de vendas.

Como reflexo dessa busca de compreender o comportamento e as tomadas de decisões dos consumidores, as ferramentas do Google se tornam poderosas aliadas, como as que menciono a seguir.

3 Ferramentas (grátis) para Desvendar os Segredos do Comportamento do Seu Cliente

 Google Trends

Google Trends, o que é?

É uma ferramenta disponibilizada pelo Google, de forma gratuita, que permite tanto acompanhar quanto analisar palavras-chave buscadas na internet. (Saiba Mais)

Google Trends então mostra, por meio de gráficos e estatísticas, as palavras e os termos mais populares buscados dentro de um determinado período de tempo.

Também, é possível filtrar a pesquisa e analisar as tendências de busca usando critérios como:

  • – País: Todo Mundo; Brasil; etc.
  • – Período: Últimos 90 dias; Nas últimas 4 horas; 2004 até hoje, entre outros.
  • – Categorias: Artes; entretenimento; automóveis, e muitos mais.
  • – Pesquisa na web: Geral; imagem; notícias; youtube; shopping.

Para explorar o Google Trends não é necessário cadastro. Logo na primeira página você já consegui digitar, na caixa “explorar tópicos”, a palavra ou termo que você quer analisar a tendência.

E, ao rolar o cursor, você descobre os temas mais discutidos na internet no momento.

Algumas razões, se você parar para pensar, para usar Google Trends envolvem:

  • – Para ter ideias de conteúdos para aplicar em suas campanhas, no seu site ou blog;
  • – Para encontrar tendências de comportamento e de consumo relacionadas a dado mercado;
  • – Ter parâmetros de quais ‘palavras chave’ comprar de modo o Google fazer propaganda do seu produto/ serviço para um público específico.

Abaixo segue o link da ferramenta Google Trends para você explorar e conhecer melhor.

Acesse: https://trends.google.com.br

Google AdWord

Google AdWord, de forma geral, é a plataforma líder de anúncios (Saiba Mais)

Através deste recurso, anúncios contratados são exibidos na forma de ‘links patrocinados’ para um público específico que pesquisam, na internet, as ‘palavras chave’ que você comprou.

Ou seja, os anúncios dos seus produtos/ serviços são mostrados aos seus potenciais clientes no momento exato em que eles estão pesquisando algo relacionado na internet.

Logo, os anúncios e campanhas são mostrados nos resultados de busca.

Como tem muita gente querendo anunciar, o Google AdWords funciona como uma espécie de leilão. Contudo, o diferencial da plataforma é que nem sempre a oferta maior ganha. Daí a necessidade de compreender sua lógica.

Somado a tudo isso, no Google AdWord é possível, no item “ferramentas”, depois, “planejador de palavras chave”, fazer uma boa pesquisa de palavras mais visitadas. Essa parte, claro, é gratuita.

Alguns dos benefícios de utilizar como ferramenta estratégica o Google AdWord envolvem:

  • – Facilidade dos clientes encontrarem, por meio de busca na internet, sua empresa.
  • – Maior atingimento de visualização dos seus produtos/ serviços, até mesmo da sua marca.
  • – Facilidade de mensurar ações e potencial demanda.
  • –  É flexível e adaptável a qualquer negócio e porte.
  • – Os resultados são rápidos quando se utiliza bem seus recursos.
  • – Você consegue facilmente controlar o orçamento investido em cada campanha nele.
  • – É estratégico para você superar a concorrência.

Conheça a ferramenta Google AdWord acessando: https://ads.google.com

 SEMrush

SEMrush, de forma resumida, é um software de pesquisa e análise de visibilidade e de estratégia de marketing online (saiba Mais)

Agora pensa comigo!

  • -A quanto tempo você ouvi sobre marketing digital?
  • -E da necessidade de gerar conteúdos relevantes na internet de modo a atrair clientes?

A tempos que você escuta isso, não é mesmo!

Logo, podemos deduzir que um número considerável de pessoas, que inclui seus concorrentes, então gerando conteúdos na internet para atrair novos clientes… e os seus clientes! (risos!)

Neste aspecto, o SEMrush lhe ajuda a analisar as ‘palavras chave’ utilizadas pelos sites (ou blogs) do seu setor, aqueles de melhor ranqueamento no Google.

SEMrush  lhe ajuda também a analisar os backlinks (links posicionados estrategicamente em um texto) dos concorrentes e os seus, além de outras contribuições úteis.

Percebe-se então, que ao pesquisar e analisar ‘palavras chave’ que estão gerando fluxo de acesso no site (ou blog) do seu concorrente, você consegue aperfeiçoar suas estratégias de vendas e de campanhas voltados para internet.

Além disso, não poderia deixar de esquecer, você consegue um ótimo diagnóstico do seu próprio site ou blog.

Acesse e conheça: https://www.semrush.com

 Se convença disso!

Para finalizar, o assunto voltado para compreender o comportamento do seu cliente é complexo, como podemos notar.

Porém, 2 aspectos quero deixar claro para meu amigo leitor.

O primeiro é a necessidade estratégica de se compreender princípios do comportamento e aplicar isso nas suas campanhas de marketing e vendas. Estamos passando da Era da Informação para a Era da Experiência.

E segundo, por vivermos conectados o tempo todo, há ferramentas para pesquisarmos sobre padrões comportamentais do consumidor, no caso, do seu cliente.

Ao se convencer desses 2 aspectos você terá mais chance de otimizar suas campanhas de marketing e de vender mais. Se convença disso!

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